quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

BICHO PREGUIÇA.




Agora que já "domino" este blog a ponto de ler as mensagens que me mandam (aliás, também aprendi a mudar as cores dele. O que acharam desse laranja Cebion?), me deparei com o comentário de um grande amigo e colega de superações: o Luciano Sabino. E resolvi falar sobre o "delicado" assunto do preconceito. Só não garanto que vou conseguir rir disso.



Começando pelo título. Quem não é do "métier" talvez não saiba, mas essas doenças autoimunes, em sua fase inflamatória, dão um cansaço imenso e inexplicável. 

Às vezes já acordo com sono. É como se o corpo pesasse duas toneladas (dispenso comparações paquidérmicas engraçadinhas), a gente só fica querendo dormir, em um desânimo total, pior que Baiano na manhã seguinte ao vigésimo sétimo dia do Carnaval. Aí você segue o ritmo do seu corpo (provavelmente uma marcha fúnebre das mais desanimadas, em baixa rotação) e começa a ouvir comentários do tipo: "ô homem mole, sô". "Acorda rapaz, faz logo o que eu te pedi!".

Outras vezes você até está disposto, mas a dor não te deixa fazer nada. No meu caso é dor e rigidez. Você se segura pra não berrar, faz cara de machão ou então faz uma piada besta qualquer, rezando pro analgésico fazer logo efeito e te deixar ao menos trocar de roupa ou assentar no vaso sanitário. Não é o meu caso, mas conheço muita gente que, nessa hora, escuta absurdos - geralmente vindo de pessoas com quem convive de perto - "você tá inventando essa dor". "deixa de ser fresco, isso aí nem deve ser ruim desse jeito". A vontade que dá é  a de "inventar" um taco de baseball, quiçá ter o superpoder de materializar umas 3 hemorróidas no fiofó do sacana.


Imaginem, então, aquelas pessoas cujas características de sua doença não são tão "visíveis"!

Não estou afirmando que inexistem aqueles que fingem: tem maluco de todo gênero, gente que finge ter uma doença ou frequenta grupos de discussão ou apoio aos mais diversos problemas e doenças. Ou você acha que o David Fincher concebeu aquelas estórias todas no "Clube da Luta" por simples inspiração divina? Já acompanhei muita gente "vampirizar" a solidariedade alheia fingindo alguma tragédia física ou emocional!

Mas eu estou tratando aqui de gente normal. Ou quase, já que eu sou um pouco doido por escrever essas coisas, e vocês, mais doidos ainda por lerem.


Você passa por tudo isso geralmente numa boa... chateia, é certo, mas você imagina uma perna quebrada aqui, um piano caindo dos céus acolá, um singelo atropelamento por trem de carga ou um enfarto, talvez?... e acaba superando. Ou então, faz como eu e simplesmente manda à merda.

A situação que nos tira mais do sério só aparece depois da aposentadoria por invalidez. Você sofre, luta, esbraveja por anos, reúne provas, convence com muita dificuldade os peritos de que a coisa realmente ficou séria. Pra imediatamente se transformar em um vagabundo aos olhos dos outros.

" -Quem é ele?
- É o Xandão.
- O que ele tem?
- Uma doença séria, está aposentado por invalidez.
- Tá. Mas o que ele faz? Ele não faz nada? Não trabalha?"

A Fabi vive me contando esses diálogos. Obviamente entremeados por uma série de "elogios" ao "curioso".


A aposentadoria é a hora em que tudo se acentua. Aquela pessoa que antes te acusava de corpo mole ou fingimento, agora fica à espreita. Você acorda se sentindo um pouco melhor, se espreguiça na rua e vai caminhar de manhã cedo e, de trás daquela moita insuspeita, pula o "FVA" (Fiscal da Vida Alheia) com aquele dedo acusador: "arrá, te peguei" Tá fingindo"! 



Se você está em crise, provavelmente está fingindo. Se você se sente melhor, COM CERTEZA estava fingindo. Fogo ou frigideira? 



Quanta gente boa se deprime de verdade por causa disso! 



Quanta gente não trocaria dois ou três anos de aposentadoria por uma semana a mais podendo correr, quem sabe por mais uma cambalhota bem dada. Ontem um (novo) amigo - o Paulo - escreveu algo que me comoveu: o que ele sonha mesmo é conseguir pegar sua filhinha com 9 meses de idade e nome de flor no colo por mais tempo. 

Poucos desses críticos conhecem a "delícia" de se fazer - às vezes constantemente - exames como a colonoscopia, a punção de medula, a ressonância magnética. Viver com medo do seu fígado ou dos seus rins entrarem em PANE. Ou imaginar que aquele remédio que está te deixando tão bem é o mesmo que te lega uma porção de novos problemas. Afinal, quem quer viver doente?

Você às vezes me vê tocando por três, quatro horas em um barzinho, ou na frente da minha banda de rock. E nem percebe que isso pra mim é remédio. É o que me faz sentir útil e produtivo. O que você não sabe e nem vê é que às vezes aquelas 4 horas de show me custam 3 dias de cama. Três dias que eu passo com um sorrisão, na maior adrenalina.

Confesso a vocês: nós só não pulamos no pescoço desses engraçadinhos preconceituosos porque somos mesmo muito civilizados. Ou, então, simplesmente porque às vezes pular dói, de verdade. 

A lição, crianças, é essa: procure fazer o que ama. Procure estar com quem te ama. Procure criar um "ouvido seletivo", deixe o invejoso e o mal amado esbravejando, bem no fundo ele está descontente com o que faz e SONHA estar no seu lugar, por simples ignorância do que é "calçar os nossos sapatos".


E, vejam bem... eu não sou um vagabundo. Agora eu sou um "escritor".


Igualzim o Paulo Coelho.  HAHAHAHAHA

20 comentários:

  1. AMEI... e vc põe Paulo Coelho no chinelo! (não gosto dele). E por tudo que passa, (agora tenho consciência disso) virei mais ainda fã! (ah, não é peninha não, vc não precisa disso) Continue assim meu amigo, vc é exemplo de bom humor, superação, e alegria, alegria de viver! Te adoro! Cinthya.

    ResponderExcluir
  2. Xandão, parabéns pelo blog e pelos textos... estão incríveis... gostei de sua reflexão no final do texto. Muitas das vezes alguns seres baixos passam tempo demasiado cuidando da vida alheia e esquecem de viver a própria... e quando dão conta, já é tarde demais. Boa sorte e continue o excelente trabalho de músico e bom apreciador de música e agora o de escritor, só não seja igual Paulo Coelho, pelo amor de Deus! ahsuashushushuashs....

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHA.

    Tadim do Paulo Coelho gente!

    muito obrigado, Julio!

    ResponderExcluir
  4. Cinthya, muita água rolou nesses quase 20 anos que ficamos sem contato, né!
    No fim das contas, e apesar de tudo, continuamos os mesmos!

    Beijão e obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  5. Xandão, seus textos são ótimos. Posta mais vídeos para conhecermos vc como músico. bjs Mônica

    ResponderExcluir
  6. Ei, Mônica!

    Eu não tenho muitos vídeos... mais gravações em áudio.

    Em outras oportunidades eu postarei outras músicas e fotos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, é exatamente como eu sinto em relação a posição das pessoas sobre nossa doença. Um saco! as vezes quero mandar para pqp, mais respiro, e dou um sorriso made in China e sigo meu caminho.

    ResponderExcluir
  8. Você nasceu para escrever... Sua capacidade de transmitir a mensagem com clareza, bom humor e inteligência é comovente... Você consegue ser objetivo em tudo que escreve...É muito bom ler coisas objetivas que expressam a realidade humana... Que mostram o ser humano sem máscaras... Que demonstram a fragilidade e ao mesmo tempo a força que existe em cada um de nós. Você é 10! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Rapaz, isso tá ficando gostoso. Fico ansioso aguardando a próxima edição. Muito bom mesmo, vc nasceu pra escrever e isso até espondilítico faz com o pé nas costas... ops, quis dizer, com dor nas costas rs. Abração.

    ResponderExcluir
  10. Também sempre fico ansiosa pelos seus textos, Xandão!!
    Paulo Coelho NADA... É Xandão na cabeça!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Kkkkk...Quando te conheci, a primeira pergunta pra não ser indelicada (já sendo ) foi: "Ihhh, dormiu de mau jeito?" _ Resposta do Xandão: "Não, eu não estou com torcicolo."Parabéns pelo blog,esta perfeito. Continue esse excelente trabalho de escritor. Bjs...

    ResponderExcluir
  12. Eu aumento, mas não invento.

    (momento Nelsonrubiano patrocinado pelo Baú da Felicidade).

    ResponderExcluir
  13. Marcela Magaraia Zanin6 de janeiro de 2012 às 20:31

    Acho mesmo que um post por dia está deixando o pessoal querendo mais...
    Fantástico o que você escreve e como escreve, Xandão!

    ResponderExcluir
  14. Isso vai dar um livro!O nosso porta voz!Já tô vendo a noite dos autografos,a gente tudinho tirando a foto,cada um vindo de seu estado,sendo representado pelo Xandão!tá super dez!tu é fera,môvéi!!!!!!!!!e com sua superhiperprimeira dama te apoiando sempre,tu vai longe!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Caraca!!, olha que eu vivo com livros na mão, adoro ler e juro que ficaria horas lendo artigos seus. Parabéns. Sabe que eu agora me convenci de que minha falta de ânimo não é nenhum espírito encostado em mim?? Hoje mesmo já orei pedindo a Deus que tire essa preguiça, esse cansaço, essa vontade de não fazer nada, acho que eu mesma tinha preconceito contra a minha pessoa. Agora acabou, vou seguir o ritmo da falta de ânimo e que se dane o mundo...

    ResponderExcluir
  16. Parabens Xandão, pelo blog e pelos textos, são ótimos!!! Sucesso na sua carreira de escritor..

    ResponderExcluir
  17. "Agora eu sou um escritor." Só agora? Com todo esse talento, você nasceu escritor, mas só está descobrindo isso agora. E tudo por causa da... Ih, esqueci o nome da doença. Perdoe-me! Mas voltando ao seu talento: já pensou em ganhar dinheiro com ele? Nada mal, né!? Pense nisso. Não dizem que quando Deus tira de um lado é para você se preparar para receber do outro? Quem sabe... Céu.

    ResponderExcluir
  18. Mônica Gonçalves Lantelme14 de janeiro de 2012 às 20:50

    Xandão, eu me vi em suas palavras!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir