segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TERMÔMETRO.



Acho que essa vale mais pra quem - como nós espondilíticos - sofre de alguma doença de fundo reumático ou nos ossos.

Ao menos nunca percebi reclamações no teor: "esse frio danado me dá a maior diarréia!"

Vocês já repararam como conseguimos prever, às vezes com DIAS de antecedência, uma mudança climática? O frio então... 

Começa como se fosse um incômodo leve, você está ali, tranquilão no computador ou lendo um livro, e de repente não consegue se mexer direito. Sua pele não sente o frio. Mas seus ossos travam de tal maneira que dá vontade de chamar um reboque pra te tirar da cadeira. E a dor? É um diabo de uma dor fininha, chata, como se fosse dor de dente, só que nos ossos. Todos eles. Por causa do frio, já senti dor em forame do crânio. 

Pra mim isso era estória de velho marinheiro, conto de pirata: 

"Sempre que vem o frio meus velhos ossos doem, dizia o imediato caolho do Hispaniola". De repente EU virei aquele velho. Vai esfriar - eu dizia - e esfriava mesmo.  Superpoderes premonitórios! E nem preciso de um tapa olho.

Deve ser bem pior pra quem vive em um lugar muito quente. Como a Emiliana Britto, que foi quem me deu a ideia pra esse texto e pra quem 15ºC é a temperatura do pólo sul no auge do inverno. Lá onde ela mora, quando faz 21ºC, eles já tiram as roupas de lã de cima do armário e tomam aquele Cabernet de Petrolina, safra 2006. Com um belo queijo de cabra.

Até deu fome agora. Falando nisso a coisa piora se você, como eu, está acima do peso. Porque entra em cena um certo antagonismo fisiológico: gordo geralmente prefere frio, mas espondilítico gosta do calor. Sempre chega aquele momento do ano em que eu transpiro como um leão marinho no saara, porém fico duro como o Robocop. 


Uma estátua fora de forma e suada: Miquelângelo encontra um McDonalds.

Nosso problema é que nos incomodamos demais com a dor e deixamos passar imensas oportunidades pessoais.

Já imaginaram, toda estação metereológica com um espondilítico na varanda? Em turnos de 8 horas, saindo de lá só pra ir ao banheiro? Nunca mais erros na previsão? E, como um extra, de tão duros, no inverno poderíamos servir de poleiro pros pombos. Maldita falta de visão empreendedora. 


Um comentário:

  1. É, Xandão... Isso é fato, mas eu literalmente odeio o frio! rsrs. E meu filho já pergunta: " E aí mãe vai chover hoje?" Meu filho sei lá pode ser dor por dor, mas como não somos de açucar vamos à luta!!! Beijos, Karinna

    ResponderExcluir