domingo, 1 de janeiro de 2012


MODO DE USAR (Parte 1)


Tirinha do FANTÁSTICO Carlos Ruas.
www.umsabadoqualquer.com




Tá vendo esse dinossauro aí em cima? Sou eu.

Um belo dia você, o independente, o gostosão que consegue amarrar os próprios sapatos e dar uma cambalhota na grama, acorda e descobre que não dá mais. Que vai MESMO precisar da ajuda das outras pessoas, ou morrer afogado em seu orgulho, com as cuecas (calcinhas) sujas e os sapatos desamarrados.

Mas não se desespere, pobre - e duro - mortal. O Tio Xandão está aqui, com toda a sua sapiência, para te dar dicas "valiosas" sobre como proceder naqueles casos em que a ajuda está longe.



1) OS SAPATOS: Não sei quanto à vocês, mas eu "ODEIO" sapatos. Às vezes fico imaginando se a espondilite não é um chamado ao meu "eu primordial", um Xandão das cavernas, feliz sem usar sapatos, roupas, livre, leve (hahaha) e solto no meu convívio com a natureza. Como minha médica discorda desse meu idílio descalço, acabo mesmo é  tendo que usar o mais caro par de tênis que já vi em toda a minha vida. Ironia do destino: eu, que não consigo sequer correr da polícia ou dos meus credores, estou normalmente calçado com tênis mega-sofisticados que invejariam um Usain Bolt. Veja bem, eu gosto de usar sapatos. Só não consigo calçá-los!  E nem sempre existe um bom samaritano ao alcance. Assim, eu tenho um ou dois pares do que chamo de SOS - um "sapatão" - e não me venham com insinuações lésbico-enganosas -  geralmente feioso, geralmente dois ou três números maior que o meu, no qual consigo entrar pulando... vejam, sem as mãos!  O meu "favorito" é um tênis de skatista vermelho, branco e preto, com um furo estratégico no "dedão" do pé esquerdo, tão grande e feio quanto confortável. Se eu aparecer com ele na sua festa "esporte fino", pode saber: estou em crise. Ou da doença, ou do casamento.




2) O RODO: Você não leu errado. Meus amigos, apresento-lhes a FERRAMENTA DO ESPONDILÍTICO MODERNO. O rodo está pra mim como o canivete suíço está pro McGyver. Deixou o sabonete cair no chão? Pressione-o entre a borracha do rodo e a parede e voilá! O chuveiro está muito quente? O cabo nada mais é que uma extensão dos seus braços de Tiranossauro. A cueca tá agarrando no calcanhar na hora de ser vestida? Desenrosca com o rodo, meu irmão!  E ele ainda serve pra puxar a água! Que maravilha!

3) AS MULETAS: Muletas são uma espécie de versão "pública" do rodo. Ajudam a vestir, a pegar o que caiu no chão, a escolher o andar no elevador e até mesmo a desligar a televisão quando estou com preguiça. Também são muito práticas pra espantar os vira latas que insistem a cheirar os seus fundilhos, para fazer tropeçar "acidentalmente" aquele pentelhinho que não para de correr apesar dos insistentes pedidos de sua mamãe e para encarar sem culpa uma fila de banco. Só não combinam muito com uma garrafa de rum (ou outra bebida de igual teor etílico). A não ser que você queira parecer uma girafa recém nascida.




9 comentários:

  1. Só você, Xandão! Para achar humor na EA! Adorei o artigo. Beijos, Karinna

    ResponderExcluir
  2. O seu bom humor é contagiante... Faz a gente pensar que a vida não é tão difícil de ser vivida... Só depende de como olhamos para os acontecimentos e tiramos deles o melhor para sermos felizes... Continue assim, de bem com a vida... E quando conhecer alguém que não tenha algum problema me apresente... Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Xandão, Como sempre um exemplo, ainda mais mostrando algo que poderia ser considerado trágico se não fosse levado em uma veia humorística.

    O Blog está de parabéns! [ é, mais uma face que não conhecia]. Sucesso na carreira de Blogger/Escritor/Cantor/Compositor/Músico...

    ResponderExcluir
  4. oi xandão, sua doença já evoluiu tanto assim? gostaria de saber mais. tenho um amigo que descobriu a EA há 6 anos, ele tá passando por uma fase difícil agora, queria ajudá-lo dando uma força maior, acho que saber da sua experiêcia faria uma diferença. abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, "Anônimo".

    A E.A infelizmente é uma doença degenerativa que ainda não tem uma cura conhecida, mas possui tratamentos que aliviam em muito as dores e retardam bastante a evolução do quadro.

    Sem falar que, como toda doença autoimune, cada caso é um caso.

    Sugira pro seu amigo um Grupo do Facebook chamado GRUPO EA.
    Ou peça pra ele me adicionar no FB - estou lá como Xandão Bueno.
    Espero poder ajudar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkk esse é o xandão q conheço..... uma guerreiro, um grande homem, uma figura e sempre um vencedor...abraços meu amigo

    ResponderExcluir
  7. Ha esqueci de colocar meu nome no comentário acima sou eu xandão o limão.....kkkkkkk

    ResponderExcluir